Medicina e Conservação de Silvestres
A pós em Medicina e Conservação de Silvestres prepara o profissional para atuar em uma das áreas com maior crescimento no Brasil: a medicina veterinária. O país conta com 63 milhões aves, peixes, répteis e pequenos mamíferos – o que evidencia a crescente demanda por especialistas em medicina veterinária para animais silvestres. Em paralelo, a preocupação ambiental e a necessidade de conservação de animais silvestres também impulsionam a demanda por profissionais com essa especialização.
O currículo do curso contempla temas como técnicas avançadas de conservação e monitoramento dos animais silvestres, biomas brasileiros, planos de conservação da fauna, reintrodução de animais criados em cativeiro, bem como as leis e regulamentações que envolvem a fauna nacional.
O curso aborda ainda a anestesia e cirurgia para animais silvestres, considerando as diferenças anatômicas e a contenção adequada para minimizar o estresse durante os procedimentos. Por fim, são explorados protocolos de socorro e salvamento de animais silvestres em situações de desastres.
Além do conteúdo, essa pós estimula o desenvolvimento socioemocional do estudante, por meio do contato com tutores, veterinários e outros alunos da pós-graduação.
Público-alvo
Este curso é destinado a graduados em medicina veterinária que desejam atuar na área de clínica ou cirurgia de animais silvestres, assim como veterinários que desejam contribuir para a saúde e conservação da fauna silvestre.
Matriz Curricular
Quero minha bolsa